Seth Rich: fatos e especulações


É impressionante notar a repercussão do caso Seth Rich na mídia dos Estados Unidos. Não tenho dúvida alguma de que milhares de pessoas tomaram conhecimento do assassinato do jovem, ocorrido no ano passado, por conta das várias especulações recentes. 

Pouco conteúdo sobre Rich foi publicado em língua portuguesa. Meu objetivo neste artigo é dar um panorama geral ao leitor sobre o caso e explicar o motivo pelo qual a direita alternativa (ou nova direita) coloca como fundamental a solução do caso para a política dos Estados Unidos.

Vamos aos fatos:

a) Seth Rich, 27 anos, foi assassinado na madrugada de 10 de julho de 2016, após sair de um tradicional bar de Washington, D.C em direção a sua casa. A polícia oficialmente trata o caso como um latrocínio*.

b) Seth Rich trabalhava no Partido Democrata. Ocupava o cargo de analista digital, com foco na organização de votos. 

c) A polícia não foi transparente durante toda a investigação. Nenhuma informação relevante foi repassada ao público. Ninguém foi preso. 

Apesar da morte de Rich já levantar várias teorias da conspiração durante a eleição do último ano, apenas na semana passada o crime renovou o interesse dos americanos, quando um investigador contratado pela família afirmou a rede Fox News que via ligações entre Rich e a Wikileaks.

Para a direita alternativa, a tese estava montada: se Rich tinha contato com Assange, então tudo o que havia sido propagado sobre a influência russa na eleição de 2016 perdia credibilidade, já que Rich seria a pessoa que havia repassado diretamente os e-mails de Hillary Clinton para o Wikileaks. 

A partir disso, duas frentes de trabalho foram montadas em dois grupos que causam repulsa do Partido Democrata (e da grande mídia, no geral). A primeira delas iniciou-se no Reddit (the_donald) em uma tentativa de investigar a vida de Rich. Foi descoberta a conta do jovem no Reddit, seus perfis no twitter e instagram, seu e-mail e até mesmo seu número de celular. Ao mesmo tempo, no 4chan (no infame /pol) - vários tópicos eram criados para partilhar os achados. 

As ligações feitas pela direita alternativa (repassada por veículos como Infowars) são as seguintes:
a) Rich foi assassinado por ordens do Partido Democrata (as ligações geralmente apontam para alguma conspiração envolvendo Podesta, chefe de campanha de Hillary) por conta do vazamento de informações secretas;
b) O Partido Democrata, junto da grande mídia, articula uma operação para abafar o caso.

A família de Rich pediu respeito a memória do jovem e descarta completamente as hipóteses levantadas pela direita alternativa. Recentemente, no entanto, a história ganhou visibilidade nacional quando o apresentador Sean Hannity, da Fox News, disse estar perto da verdade, comprando as informações de usuários do 4chan e do Reddit, além de se aproximar de Kim Dotcom (fundador do Megaupload que diz ter provas de que Rich vazou os documentos para o Wikileaks). 

O que está em jogo é o futuro da própria ligação da Rússia na eleição de 2016. Caso seja provado que Rich realmente vazou os documentos, o Partido Democrata passaria uma vergonha inigualável. No entanto, tudo não passa de uma teoria da conspiração. Nenhuma prova factual foi apresentada, e as ligações ainda passam por uma boa dose de boa-fé.

O ponto positivo de tudo isso é que a polícia de Washington está sendo pressionada de todos os lados por mais atitude neste caso. Finalmente recompensas estão sendo oferecidas. 

É o começo.

* É estranha essa classificação, já que nada foi levado de Seth.

Prof. Ddo. Waldemar Dalenogare Neto
25 de maio de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Donald Trump e a 25ª emenda à Constituição dos Estados Unidos